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Institucional

História


Em 2011, por iniciativa da Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, com o apoio do SEBRAE Regional de Barretos, SP, foi proposto o desenvolvimento de um projeto para atender os produtores de laranja, pois este segmento agrícola vinha acumulando percas econômicas devido à crise no setor citrícola, além das dificuldades de produção por fatores fitossanitários como o greening.

Esta iniciativa foi denominada “Projeto de Citricultura do Norte Paulista”, com a participação dos Sindicatos (Faesp) e Escritórios de Desenvolvimento Rural de Barretos e Jaboticabal, SP, (CATI), por meio das casas de agricultura dos municípios abrangidos pelo projeto e também pelo SENAR para capacitar os citricultores.

No início os produtores de laranjas dos municípios participantes foram procurados para aderirem ao projeto, sendo então formados grupos que foram trabalhados, em reuniões organizadas pela Coopercitrus e pelo SEBRAE, definindo a necessidade de contratação de consultoria para melhorar o sistema produtivo e fornecer noções de administração e gerenciamento das propriedades agrícolas aos agricultores.

No decorrer do trabalho detectou-se que a maior parte do grupo, era formado por citricultores, pequenos produtores, que resultou na ideia de se constituir uma cooperativa de Agricultores Familiar, o que aconteceu em 31 de maio de 2012 com a constituição da COPERFAM (Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar). Hoje a cooperativa conta com mais de 136 associados, espalhados pelo Estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

OBJETIVOS


  • Organização e comercialização da produção de laranja procedente da agricultura familiar;
  • Fornecimento de produtos ao PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), ao PAA – CONAB (Programa de Aquisição de Alimentos) e ao PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social);
  • Venda de insumos agrícolas e pecuários adequados à agricultura familiar.
  • Venda de tratores, máquinas, implementos, ferramentas e demais necessidades da agricultura familiar;
  • Capacitar e desenvolver os agricultores familiares para sua adequação a agricultura empresarial;
  • Agregar valor aos produtos produzidos pelos agricultores familiares, diferenciando-os através da obtenção de selos e certificações além do processamento industrial.
  • Criação de marca própria (Coperfam).

MISSÃO


Oferecer aos consumidores produtos diferenciados que tragam satisfação aos clientes e qualidade de vida aos agricultores que o produz.

VISÃO ESTRATÉGICA


Ser Fairtrade (comércio justo).

VALOR


O bem.

PRINCÍPIO


O Cooperativismo.

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